sábado, 28 de janeiro de 2017

HISTÓRIA DO CAD

Nos dias de hoje, não é mais novidade o uso de softwares para o desenvolvimento de projetos de engenharia, já que, há relatos em que os primeiros esforços para elaborar projetos em computadores tenham ocorrido na década de 50 com os primeiros equipamentos e protótipos de software para auxiliar engenheiros.


A partir daí, não demorou muito para que, esses softwares começar a ser chamados de CAD, que vem do termo inglês COMPUTER AIDED DESIGN (Desenho Assistido Por Computador). Esse termo é atribuído a um gênio chamado Douglas Taylor Ross que na década de 60 participou do desenvolvimento de vários trabalhos que serviram como base para o CAD.

Douglas Taylor não fazia ideia o quão valiosa essa tecnologia se tornaria.
Algumas empresas enviaram seus representantes a empresa de Douglas para conversas formal sobre o desenvolvimento CAD. Na época os computadores passavam longe das casas das pessoas, e apenas grandes empresas tinham como adquirir e investir em  computadores e
desenvolvimento de softwares.

Assim, gigantes da industria aeronáutica e grandes montadoras de carros, é que foram responsáveis ao desenvolvimento de vários tipos de softwares que eram utilizados dentro de suas empresas.
A BOEING, FORD, GENERAL MOTORS, a RENAULT e entre outras, são exemplos de empresas de desenvolveram seus próprios sistemas CAD.

Nessa mesma época surgiu um software chamado SKECHPAD, através de vários estudos no MIT, Instituto de Tecnologia de Massachussets, através do programador Ivan Sutherland. Esse software foi um grande avanço para os CADs, ele possuía uma aplicação gráfica inovadora e que permitia aos projetistas usar uma espécie de caneta para desenhar em um monitor, muito parecido com o que fazemos atualmente em mesas digitalizadoras e tablets.


Na década de 70 começaram a surgir aplicações 3D em CADs, e empresas conhecidas até hoje começaram a lançar produtos que deixaram seus nomes definitivamente na história dos CADs.

Em 1977, surgiu a empresa DASSAULT SYSTÈMES desenvolvedora do CATIA e posteriormente SOLIDWORKS em 1995, liderado pelo engenheiro de aeronaves Francis Bernard. O incrível software CATIA foi desenvolvido pela empresa que tinha o intuito de criar um software capaz de atender as exigências de projetos da industria aeronáutica, diminuindo o tempo de projeto e aumentando a confiabilidade do produto.

Mas, a grande explosão dos softwares CAD, ocorreu mesmo na década de 80. Essa também foi a década do surgimento dos computadores pessoais.
A APPLE e IBM contribuíram bastante para que empresas começassem apresentar soluções para computadores menos potentes, e com este avanço empresas começaram a tomar proveito para criar softwares CAD para seus PCs.

No ano de 1982 surgiu a empresa AUTODESK®, fundada por John Walker, que iniciou com a produção do software AUTOCAD® 2D, e posteriormente  o INVENTOR® em 1999.
Além da AUTODESK® e a DASSAULT SYSTÈMES, outras empresas como ADRA -SYSTEMS, BENTLAY SYSTEMS, MICRO -CONTOL SYSTEMS e a UNIGRAPHICS, dentre outras que surgiram, e então, começaram a distribuir seus próprios softwares CAD.

No ano de 1984, surgiu o primeiro MACINTOCH 128, da APPLE, que foi distribuído e então no ano seguinte, foi fundada a empresa DIEHL GRAPHSOFT ao qual começou a vender o MINICAD, que rapidamente se tornou o CAD mais vendido para sistemas MAC.


Entre 1987 - 1988, ocorreu um grande avanço nos softwares CAD, com o lançamento do software PRO -ENGINEER da empresa PARAMETRIC TECHNOLOGY, e atualmente conhecido PTC CREO, esse software surgiu para ser um modelador extremamente robusto, e ao qual trouxeram um grande aproveitamento na construção de sólidos paramétricos, baseados em recursos e modelagem de sólidos.

Na década de 90, devido pois, a alta crescente da automatização, e principalmente na área de engenharia aeronáutica teve-se uma crescente venda dos softwares CAD, e também uma grande disputa entre as empresas que os desenvolviam.
Entre essas disputas estavam grandes empresas como AUTODESK®, DASSAULT SYSTÈMES, PARAMETRIC TECHNOLOGY e a UNIGRAPHICS.

Ao final dessa mesma década, surgem os primeiros softwares CAD que funcionam ONLINE. A empresa líder nessa, então, nova tecnologia foi a DASSAULT SYSTÈMES, que aproveitou os conhecimentos obtidos pela integração de programas CAD na rede da BOEING durante a produção do BOEING 777.
A DASSAULT SYSTÈMES começou a comprar várias empresas desenvolvedoras de softwares CAD.

Antes mesmo do ano 2000, muitas das empresas que não tiveram sucesso no mercado CAD começaram a desaparecer, e hoje em dia, tanto a AUTODESK® quanto a DASSAULT SYSTÈMES são líderes no desenvolvimento de softwares CAD entre outros ramos. E para a maioria dos softwares desenvolvidos, são criadas novas versões anualmente e com adições muito interessantes ao desenvolvimento de projetos 3D. 

e no ano 2000 foi lançada a primeira versão do AUTOCAD® para INTERNET, da AUTODESK®. A versão ofereceu a base para as soluções AUTODESK®, servindo para as industrias de arquitetura, comunicações, construção, engenharia, manufatura, topografia e etc.

0 comentários:

Postar um comentário